Bom retrospecto recente em finais pode ser aliado do Flamengo

10
Bom retrospecto recente em finais pode ser aliado do Flamengo
Bom retrospecto recente em finais pode ser aliado do Flamengo
Publicidade

Impulsionado pela reestruturação financeira dos últimos anos, o Flamengo assumiu um novo papel dentro do futebol brasileiro. Dono de um dos melhores elencos do país, o clube passou a conviver com o favoritismo nas competições e se acostumou a chegar longe na maioria delas. E, quando entrar em campo neste domingo para decidir o título da Supercopa do Brasil com o Palmeiras, o Rubro-Negro colocará à prova um ótimo retrospecto recente em finais.

Afinal, desde a temporada 2018, o Flamengo disputou um total de 10 decisões em mata-mata e foi campeão em oito delas, acumulando um aproveitamento de 80%. Nessas últimas três temporadas, as únicas vezes que o clube chegou à final e não ficou com o título foram no Mundial de Clubes de 2019 e na Taça Rio de 2020.

Publicidade

Curiosamente, em ambos os vices-campeonatos, o Flamengo não foi derrotado no tempo regulamentar da decisão. Contra o Liverpool, em dezembro de 2019, o clube empatou em 0 a 0 no tempo normal e foi derrotado na prorrogação por 1 a 0. Já contra o Fluminense, no segundo turno do Estadual do ano passado, o duelo foi decidido apenas na decisão por pênaltis.

Esse retrospecto prova, inclusive, que a inexperiência em jogos importantes não será um problema para o elenco do Flamengo no domingo. Nomes como Diego Alves, Willian Arão Diego Ribas e Everton Ribeiro estão no clube há mais tempo e estavam presentes nos grupos que disputaram essas 10 últimas finais.

Outros titulares, como Rodrigo Caio, Filipe Luís, Gerson, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, foram contratados em 2019 e também estão acostumados a defender o Flamengo em duelos decisivos.

O único atleta do time titular atual que não teve a experiência de disputar uma decisão em mata-mata com a camisa rubro-negra é o lateral-direito Isla, que chegou em agosto de 2020. Vale lembrar, porém, que o chileno recentemente se sagrou campeão do Brasileirão, torneio disputado em pontos corridos.

Relembre as finais:

1. Taça Guanabara 2018 – Campeão
Flamengo 2 x 0 Boavista

2. Taça Rio 2019 – Campeão
Flamengo 1 (3) x (1) 1 Vasco

3. Campeonato Carioca 2019 – Campeão
Ida: Vasco 0 x 2 Flamengo
Volta: Flamengo 2 x 0 Vasco

4. Libertadores 2019 – Campeão
Flamengo 2 x 1 River Plate

5. Mundial 2019 – Vice-campeão
Liverpool 1 x 0 Flamengo (na prorrogação)

6. Supercopa do Brasil 2020 – Campeão
Flamengo 3 x 0 Athletico-PR

7. Recopa Sul-Americana 2020 – Campeão
Ida: Independiente del Valle 2 x 2 Flamengo
Volta: Flamengo 3 x 0 Independiente del Valle

8. Taça Guanabara 2020 – Campeão
Flamengo 2 x 1 Boavista

9. Taça Rio 2020 – Vice-campeão
Fluminense 1 (3) x (2) 1 Flamengo

10. Campeonato Carioca 2020 – Campeão
Ida: Fluminense 1 x 2 Flamengo
Volta: Flamengo 1 x 0 Fluminense

Retirado de: Lance

Publicidade