Com concorrentes pelo futebol, Rede Globo já perdeu 500 mil clientes

54
Com concorrentes pelo futebol, Rede Globo já perdeu 500 mil clientes
Com concorrentes pelo futebol, Rede Globo já perdeu 500 mil clientes
Publicidade

Os serviços de Pay-Per-View estão em expansão fora do tradicional modelo da Globo. Pacotes da Conmebol TV, do Carioca, da Copa Nordeste e da Champions League já ultrapassam 500 mil assinantes. E há previsão de novas competições em modelo pago no mercado.

Até pouco tempo os serviços de PPV eram concentrados na Globo com pacote do Brasileiro e de Estaduais. A emissora, no entanto, abriu mão de direitos de determinadas competições: rescindiu contratos de direitos ou perdeu concorrências.

Publicidade

No ano passado, com a saída da Globo e da DAZN, a Conmebol criou uma parceria com Band, Sky e Claro para viabilizar um canal pago. O pacote inclui alguns jogos da Libertadores e todos da Sul-Americana. No total, serão cerca de 200 jogos no ano no pacote.

O canal já conta com 200 mil assinantes que pagam R$ 39,90 por mês. A maioria das adesões ocorre por conta de jogos exclusivos de times brasileiros, seja na Sul-Americana, Libertadores ou Recopa. Internacional e Atlético-MG terão partidas só no canal, Corinthians também na Sul-Americana. E o Palmeiras jogou só na Conmebol TV na Recopa.

Além disso, o canal passará jogos de Flamengo e São Paulo na Libertadores que também estarão no SBT. A questão é que algumas praças só poderão ver os jogos por meio do serviço pago, o que também aumenta adesões. Há expectativa de incremento nas assinaturas.

No caso do Carioca, a assinatura é pelos três meses de duração da competição. Também já foram vendidos 200 mil pacotes em diferentes plataformas. Pelas operadoras, foram 90 mil assinantes. Os canais de clubes, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, foram responsáveis por outros 110 mil compradores.

Dirigentes de clubes têm um entendimento de que esse foi o primeiro ano do PPV do Carioca, o que dificulta a comercialização. Ou seja, esperam resultado melhor no próximo ano. O ganho do campeonato, aliás, vem por meio do PPV já que as cotas da TV aberta com a Record dão menos de R$ 3 milhões para serem distribuídos a todos os clubes.

A Copa do Nordeste já tem um serviço de streaming – NordesteFC Sportingbet – que inclui todos os jogos da competição. Há ainda transmissões pelo Twicht também pagas. É um projeto pioneiro e anterior aos outros.

Já são vendidos em torno de 100 mil pacotes de PPV da Lampions – como é chamada a competição. Isso inclui todas as plataformas – não só operadoras – já que a competição é inovadora no uso de canais alternativos para transmissão.

Há ainda o canal Estádio TNT Sports que inclui jogos da Champions, Brasileiro, eliminatórias europeia e Nations League. É um pacote premium além do exibido na TNT Sports que está disponível nos canais a cabo. Sua transmissão é por streaming. Não foi possível obter o número de assinantes do canal.

Além disso, a Copa América também terá um pacote de jogos pagos operado pelo SBT. A emissora transmitirá em TV Aberta jogos da seleção brasileira e afinal. Mas, para ter acesso a outras partidas, terá de ser comprado um pacote pago.

Retirado de: Blog do Rodrigo Mattos

Publicidade