Entenda o funcionamento da câmara hiperbárica, adquirida pelo Flamengo para auxiliar na prevenção de lesões

425
Publicidade

Por: Paula Mattos

Nos últimos anos, o Flamengo tem investido não apenas na contratação de grandes jogadores para reforçar o elenco, mas também em melhorias para o Centro de Treinamento. E foi visando a evolução dos aparelhos e processos, que o Mengo investiu na compra de uma câmara hiperbárica, que entre outros benefícios, auxilia na prevenção de lesões.

Publicidade

A câmara hiperbárica é um equipamento fechado, raro e encontrado em hospitais. Seu funcionamento será observado por um membro do departamento médico do Flamengo, que ficará responsável pela operação da máquina e, entre outras funções, ao ajuste a pressão atmosférica.

O que é a câmara hiperbárica?

A Câmara Hiperbárica é um equipamento médico resistente à pressão, que provoca um aumento da quantidade de oxigênio transportado pelo sangue. Ela é indicada para tratamentos como acidentes de mergulhos, intoxicações respiratórias (fumaça ou gases tóxicos), traumas, infecções e, também, feridas de difícil cicatrização.

Quais os benefícios?

A câmara tem diversos benefícios, entre eles, a potencialização a ação de alguns remédios, tornando-os mais eficientes no combate à infecções, ativação de células relacionadas com a cicatrização, compensação de deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos de vasos sanguíneos, neutralização de substâncias tóxicas e inibição da proliferação de bactérias.

– Na câmara hiperbárica, a gente aumenta não só a quantidade de oxigênio disponível, mas, por sofrer a pressão da atmosfera, também consegue ter concentrações maiores. Então consegue fazer que chegue mais oxigênio no músculo, consequentemente acelerando o processo de recuperação e também no tratamento de lesões. A gente aumenta esse aporte, esse fluxo de oxigênio e consegue melhorar o funcionamento de nossas células musculares – explicou Tannure, chefe do departamento médico.

Além da câmara hiperbárica, o Flamengo também está fazendo a montagem de refletores no Ninho do Urubu. Com as novas torres de iluminação, o time poderá se preparar melhor para o restante da temporada, visto que existirá a possibilidade da realização de treinos noturnos no CT.

Se fora as quatro linhas o Flamengo segue melhorando a infraestrutura para receber seus atletas, dentro de campo, o assunto não está sendo diferente. No mês passado, o Mengo foi até a Premier League para garantir a contratação de reforços, e fechou os vínculos de Andreas Pereira e Kenedy, que vieram para potencializar o elenco rubro-negro.

Enquanto os dirigentes investem na contratação de novos jogadores e, também, na melhoria da estrutura do Centro de Treinamento, o técnico Renato Gaúcho está tendo a oportunidade de treinar o time para o restante da temporada. Isso porque, o Mengo teve os jogos adiados devido às Datas Fifa, e só volta a campo no dia 12 de setembro, para enfrentar o Palmeiras, pelo Brasileirão.

Publicidade