Flamengo passa Palmeiras e assume liderança do ranking da CBF

23
Flamengo passa Palmeiras e assume liderança do ranking da CBF
Flamengo passa Palmeiras e assume liderança do ranking da CBF
Publicidade

Diego Alves, Diego Ribas e Everton Ribeiro, capitães do Flamengo, rindo em título brasileiro – Foto: Divulgação

COLUNA DO FLA: Nesta segunda-feira (01), a CBF divulgou o ranking nacional de clubes com uma surpresa na primeira colocação. O Flamengo, após a conquista do Campeonato Brasileiro pela segunda vez consecutiva, desbancou o Palmeiras e assumiu a ponta. Em 2019, mesmo depois de faturar diversos títulos, o Rubro-Negro havia ficado com a segunda colocação na relação.

Publicidade

A entidade explica que o ranking é elaborado levando em conta um cálculo sobre o desempenho dos times nas competições recentes. Em suma, são considerados os torneios realizados nos últimos cinco anos e, para cada temporada é atribuído pesos que são convertidos em pontuação.

Por certo, o Mais Querido somou 16.768 pontos, contra 16.110 do Palmeiras, atual campeão da Libertadores e agora segundo colocado. Na terceira colocação vem o Grêmio, com 15.180, seguido pelo arquirrival Internacional, vice-campeão brasileiro, com 13.310. Vale destacar que o Colorado saiu da nona posição e agora está em quarto. Athletico-PR, com 12.968, e Corinthians, 12.032, ocupam o quinto e sexto lugar, respectivamente.

CONFIRA O RANKING:

Ranking de Clubes da CBF atualizado em 2021 – Foto: Reprodução Forma de pontuação avaliada pela CBF para ranking – Foto: Reprodução

Lembrando que um dos maiores objetivos do ranking é servir como critério para o preenchimento de vagas na Copa do Brasil e na última divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, que desde 2009 é a Série D.

Publicidade