Gabigol está livre para enfrentar o Palmeiras na Supercopa

4
Gabigol está livre para enfrentar o Palmeiras na Supercopa   Gávea News
Gabigol está livre para enfrentar o Palmeiras na Supercopa Gávea News
Publicidade

Gabigol vibra após marcar um gol na partida entre Flamengo x Corinthins no Campeonato Brasileiro de 2020 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Após passar 18 jogos pendurado e conquistando mais um título de campeão brasileiro pelo Flamengo, Gabigol recebeu seu terceiro cartão amarelo na partida contra o São Paulo pela última rodada do Brasileirão.

Publicidade

O ocorrido deixaria o camisa 9 automaticamente suspenso de um confronto seguinte ao duelo da 38ª rodada. Porém, como a Supercopa não se encaixa como uma extensão, tanto do Campeonato Brasileiro quanto da Copa do Brasil, o artilheiro poderá enfrentar o Palmeiras pelo rubro-negro na decisão sem qualquer pendência.

Para compreender melhor a procedência em situações como esta, é necessário acompanhar o terceiro parágrafo do artigo 48 do Regulamento Geral de Competições. O mesmo indica que esse tipo de suspensão se torna extinto com o fim do torneio ou com a participação do clube em uma competição de caráter eliminatório.

Confira o artigo previsto pelo STJD:

Art. 48 – O atleta ou membro de comissão técnica que forem expulsos de campo ou do banco de reservas ficarão automaticamente impedidos de serem relacionados para a partida subsequente, independentemente do mérito e da data da decisão em que a infração disciplinar for julgada pelo STJD.

§ 1º – Considera-se membro da comissão técnica, para os efeitos deste RGC, o treinador, o assistente técnico do treinador, o preparador físico, o médico, o massagista e o treinador de goleiros.

§ 2º – Se o julgamento ocorrer após o cumprimento da suspensão automática, sendo o atleta ou membro da comissão técnica suspenso, deduzir-se-á da pena imposta a partida não disputada em consequência da expulsão.

§ 3º – Os impedimentos automáticos referidos no caput deste artigo e no art. 47 deste RGC consideram-se extintos se findada a competição ou a participação do Clube em uma competição de caráter eliminatório.

Desta forma, Gabigol está livre de punições e, caso não haja nenhum imprevisto, é um dos prováveis a serem escalados por Rogério Ceni para a Supercopa. O local da disputa, porém, ainda não foi definido.

Com Gabi ainda de folga, assim como grande parte do elenco profissional, a equipe alternativa do Flamengo se prepara para enfrentar o Fluminense no domingo (14). O clássico será válido pela terceira rodada do Campeonato Carioca e ocorrerá às 18h (horário de Brasília), no Maracanã.

Publicidade