Globo desiste de transmitir mais um campeonato

1258
Gabigol, do Flamengo, rebate provocação da torcida do Fluminense
Gabigol, do Flamengo, rebate provocação da torcida do Fluminense
Publicidade

Globo desiste de transmitir Estaduais em 2022

NOTÍCIAS DA TV: GABRIEL VAQUER

A Globo não vai exibir jogos de campeonatos estaduais em sua programação em 2022. A emissora desistiu disso de vez e agora negocia a exibição dos eventos regionais apenas para o Premiere. Com isso, ela terá o menor número de jogos do futebol nacional na sua programação desde 1991. O foco na TV aberta será para a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série A e B.

Publicidade

Ao todo, serão 48 datas de transmissões no ano que vem, como a própria emissora confirmou ao mercado publicitário. São 38 rodadas da liga nacional, mais dez do mata-mata que dá prêmios milionários aos clubes. O pacote não conta jogos da Seleção Brasileira nem da Copa do Mundo do Catar, que são vendidos separadamente.

Segundo apurou o Notícias da TV, a Globo atualmente mira seus investimentos em torneios relevantes. Hoje, não existe essa consideração para um Estadual. A grande maioria dos seus jogos não dá bons números, com exceção das finais, que demoram até três meses para chegar.

Ao mesmo tempo, a Globo também não quis manter os altos pagamentos feitos para as federações estaduais. Só pelo Campeonato Paulista, por exemplo, foram pagos mais de R$ 200 milhões por direitos em todas as mídias. Ainda existem negociações para exibição no Premiere de três estaduais: Paulista, Mineiro e Gaúcho. O Carioca chegou a ter conversas em andamento, mas elas não evoluíram.

O único Estadual que terá jogos mostrados é o Pernambucano, que tem contrato com a Globo até 2022. Mas ele não conta para a venda total de publicidade por ser um evento exibido apenas para o Estado. A tendência é que ele seja deixado de lado também em 2023.

Globo vai exibir 48 jogos em 2021
Sem os Estaduais e já sem a Libertadores, a Globo vai ter o menor número de datas do futebol nacional em sua programação em 31 anos. A emissora só teve menos datas de exibição de jogos em 1991, quando não tinha os direitos do Campeonato Brasileiro, que eram exclusivos da Band.

Curiosamente, naquele ano, apenas os Estaduais e a Libertadores eram exibidos pela Globo, com 28 jogos mostrados. Vale lembrar que os confrontos locais eram bem mais valorizados antigamente.

A saída dos Estaduais e da Libertadores fez a Globo perder 25 datas –dez dos torneios regionais e outras 15 do continental. Mas a Globo busca recuperar a competição latino-americana em 2023 –para isso, já entrou em acordo com a Conmebol, com quem tinha uma briga na Justiça.

Entre todas as plataformas, o Grupo Globo promete mil transmissões de futebol ao vivo na TV Globo, SporTV e Premiere. Além da Copa do Brasil e das duas divisões principais do Brasileirão, inflacionam o número as transmissões da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior torneio de futebol de base do Brasil, do qual a Globo exibe mais de 100 jogos em duas semanas.

Publicidade