Record reclama de falta de créditos da Rede Globo

27
Record reclama de falta de créditos da Rede Globo
Record reclama de falta de créditos da Rede Globo
Publicidade

Thiago Fernandes, o “Thiaguinho”, do Flamengo – Foto: Marcelo Cortes

BLOG DO GABRIEL VAQUER: Algo que já era esperado por causa da rivalidade entre as duas empresas, Globo e Record vêm se estranhando nos bastidores por causa das imagens do Campeonato Carioca de 2021. Na quinta (4), a Globo creditou a Record em imagens sobre um jogo do Botafogo. Na sexta (5), a mesma partida teve menção à agência Sportsview e não para a concorrente.

Publicidade

Questionada pela coluna, a Globo disse que houve envio equivocado da emissora paulista. A Record informou que envia as imagens para todas as TVs diariamente e nega qualquer equívoco.

A coluna apurou que a Record tem um sistema pelo qual envia imagens de todos os jogos, exibidos ou não, para as TVs concorrentes diariamente. O “SBT Esporte Rio”, esportivo exibido também na hora do almoço da concorrente, por exemplo, mostrou imagens do Carioca 2021 com a marca da Record mesmo de jogos não exibidos em TV aberta.

A Globo não faz parte de um pool de emissoras de TV organizado pela Record que troca conteúdo de imagem do Carioca mediante créditos. Nesse grupo estão SBT e Band entre outras.

Procurada oficialmente pela coluna para falar sobre a questão do Carioca, a Globo disse que a Record enviou imagens equivocadamente de partidas que não exibia e que vai creditar a concorrente em partidas transmitidas por ela: “A Globo reitera seu respeito pelos exibidores das partidas do Campeonato Carioca, e qualquer imagem da competição será creditada normalmente a quem de direito. Demos crédito à Record nas imagens de Flamengo x Nova Iguaçu, e o mesmo será feito em todas as próximas partidas transmitidas pela emissora. No caso de Botafogo x Boavista, a Globo recebeu equivocadamente imagens da Record, que não exibiu o jogo. Hoje, foram entregues as imagens corretas da Sportsview, exibidora da partida”.

Curiosamente, o fato acontece depois de reclamações internas. Internamente, a Globo percebeu que a Record enviava imagens na qualidade inferior. Já a qualidade enviada pela Sportsview é superior ao material da Record na avaliação interna.

A Record também ficou insatisfeita internamente ao perceber que seu logotipo era ocultado pelo gerador de caracteres em programas da concorrente, como o “Globo Esporte”. Por causa disso, a TV de Edir Macedo tirou sua marca do canto inferior esquerdo e colocou na parte superior esquerda para assegurar que apareça na rival.

A maneira como as imagens eram creditadas pela Globo foi outro motivo de queixa nos bastidores. A concorrente usou TV Record em vez de Record TV, nome oficial da emissora paulista.

História antiga
Não é a primeira vez que Globo e Record se estranham por causa de imagens cedidas. Em 2012, a Globo não creditava a emissora por imagens das Olimpíadas de Londres, exclusiva da Record, e citava o COI para mostrar as competições em sua cobertura jornalística.

Na oportunidade, o canal paulista chegou até a fazer uma reportagem sobre violação de direitos da Globo em seus jornais. Para não creditar a Record na época, a Globo recorreu a fotos de eventos tiradas por agências de notícias.

Publicidade